8 de março de 2024

Mulheres buscam qualificação para ocupar novos espaços no mercado industrial

Indústria Observatório da Indústria SENAI

No segundo trimestre de 2023, do total de 6 milhões de trabalhadores da Bahia (considerando todos os tipos de postos de trabalho, inclusive informais e formais), as mulheres representaram 40,7%. Apesar de estarem em menor número entre os ocupados, no contexto salarial, as mulheres receberam 11,79 reais por hora trabalhada, enquanto os homens recebem 11,41. Os dados foram levantados pelo Observatório Nacional da Indústria, com base na PNADc/IBGE.

Ainda segundo o levantamento, de acordo com os últimos dados disponíveis da RAIS pelo MTE, de 2021, as mulheres ocupam 29,3% dos cargos de direção de gerência na indústria da Bahia, o que representa um crescimento de 83% entre 2008 e 2021.

Quando analisado o nível de instrução no estado, observou-se que as mulheres se destacam: enquanto a escolaridade média dos homens entrevistados é de 9,5 anos de estudo, a delas é de 11,4 anos.

Técnica no laboratório de análise química de resíduos de minerais do SENAI Cimatec Park, em Camaçari. Foto: Iano Andrade / CNI.

Os números se refletem na busca por formação profissional no SENAI Bahia nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, elas representaram cerca de 26% dos estudantes que se matricularam nos cursos de gratuidade, qualificação e técnicos de nível médio da instituição. Já nos últimos três anos (2021-2023), o percentual da participação feminina se manteve acima dos 40%.

Para a gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista, o aumento da busca pelas mulheres por programas de Formação Profissional reflete a importância de estarem mais preparadas para um mercado de trabalho tão competitivo. “Nós temos percebido a participação, cada vez mais efetiva, das mulheres em cursos para ocupações da indústria, historicamente, masculinas. As mulheres se destacam por características como dedicação, perseverança, resiliência, atenção e comprometimento. E isso as tem levado a posições mais importantes e estratégicas nas empresas”, afirma.

Novas ocupações – Numa parceria com o SENAI Bahia, a Veracel inaugurou, em setembro de 2022, uma capacitação inédita: um curso exclusivo para mulheres na área de Operação de Máquinas Florestais. Um ano depois, em 2023, a empresa ofereceu uma colocação para cada uma das 20 mulheres formadas e fez história ao ter sua primeira turma de operadoras totalmente feminina. Mais de 650 mulheres se inscreveram, das quais 20 foram selecionadas para o curso. Na contratação, 19 aceitaram a proposta da Veracel e iniciaram suas atividades como operadoras trainee em outubro. A efetivação do grupo ocorreu após a aprovação de todas na prova teórica e a conclusão de um período de estágio prático na empresa.

“A contratação deste grupo é muito emblemática para a Veracel e representa a realização de um sonho nosso de ampliar a diversidade na área da colheita”, ressalta Jacks Missel, gerente de Suprimento de Madeira da Veracel. “Essas 19 mulheres foram pioneiras dentro da empresa e deixaram um legado de aprendizado para nós como companhia, além de terem aberto oportunidades para outras mulheres de nosso território que queiram trabalhar na área florestal”, complementa o gerente.

Laiandra Santos, uma das contratas por meio do curso, considera a oportunidade como uma conquista para a sua vida profissional. “Um passo importante na minha carreira profissional foi dado. Minha felicidade é sem tamanho, já que, além de concluir o curso, também fui contratada. Tenho um sentimento de realização e gratidão”, conta.

<< Na foto, operadoras da Veracel. Imagem cedida pela assessoria de comunicação.

O projeto integra as iniciativas de diversidade da empresa, que tem como meta promover a equidade de gênero e a inserção de mais talentos femininos no setor florestal, ainda predominantemente composto por homens.  Atualmente, a empresa conta com 23 mulheres em cargos de operadoras de máquinas florestais, incluindo a primeira mulher mecânica, contratada em 2023 junto com outros sete mecânicos. Esse grupo também participou da capacitação oferecida pela companhia em parceria com o SENAI.